quarta-feira, 3 de abril de 2013

Escola Neir entorno do Bairro Promorar.



Projeto.


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA

                                    Eixo: Investigação-Ação em Escolas Públicas I


Dados de Identificação
Nome do Aluno:
Nº de Matrícula:
Polo:
Telefone do Aluno:
E-mail do Aluno:
Semestre letivo:
Nadia Maria Silveira Peter

Herval
(53)84053710

Escola Parceira:
Professor Parceiro:
Endereço da Escola:
Telefone da Escola:
E-mail da Escola:
E.M.E.F.Professora Neir Horner da Rosa
Rosane Serpa Barros
Rua Felisbino da Silva Soares s/nBairro Promorar
(53)92413062
------------

Objetivo:

         Apresentar a realidade da escola em seu contexto social.

Metodologia:


         Fotografar o ambiente escolar em que essa criança passa a maior parte do seu tempo, entrevistar pessoas da escola que conheça e conviva com essa criança e por fim anotar tudo aquilo por mais simples que seja para poder me dar subsídios no final do meu trabalho.



Recursos:

             Caderno, caneta e máquina fotográfica.




Justificativa:
                          Através desta entrevista espero ter mostrado  um pouco mais desta escola, que está localizada no bairro Promorar ,um bairro de classe pobre e com problemas sérios como a droga. E que o principal objetivo dela além da educação é tirar essas crianças das ruas e dos perigos, trazendo-as para dentro da escola e aprender através da arte como a dança em seus mais variados ritmos, esporte, culinária, pintura em tecido e tela que nem tudo está perdido basta querer e doar-se um pouquinho de si. E assim resgatando um pouco da nossa cultura.



Período:

Das 13hs às 17hs

27/03/2013



                       Museu  Virtual:


Escola Neir entorno do Bairro Promorar.
                   Em 1987 foi criado o bairro Promorar na cidade de Arroio Grande, afastado do centro da cidade,fica a margem direita do arroio que tem pó nome o mesmo da cidade.
                     Na verdade poucas pessoas sabem que na realidade o nome do bairro e “ROSA DOSVENTOS”, o bairro é de classe pobre na maioria pessoas que trabalham na zona rural. No inicio de sua formação tinha aproximadamente 380 casas embrionárias, hoje muitas outras surgiram não tendo um numero exato.
                     Acredita-se em aproximadamente mais de 500 famílias e umas 1300 pessoas, quando o bairro foi entregue tinha um prédio com duas salas grandes e dois banheiros onde diziam que seria a escola do bairro, mas o transformaram em posto de saúde onde é até hoje. Não sei se por ter um numero bem grande de crianças a escola começou a funcionar no jóquei clube que pertencia a um grupo de pessoas amantes desse esporte e fica ao lado do bairro,por quase um ano.Em 1988 fica pronta o prédio que é ate hoje a escola que tem o nome de:E.M de Ensino Fundamental Professora Neir Horner da Rosa em homenagem a uma professora já falecida.
                   A escola já passou por reformas e ganharam outras salas devidas sua clientela não parar de crescer, e mesmo assim ainda usa o prédio da igreja Católica onde fica o Centro Comunitário Nossa Senhora dos Pequeninos, ora como salas de aula, ora como local de festas como no dia das mães ou entrega de boletins.
                  A escola tem aproximadamente 185 alunos que vão dos 05 anos aos 24 anos, tem aulas em turno inverso, inclusão social são assistidas crianças cegas, com baixa visão, hiperatividade, déficit de aprendizagem e deficiência mental leve alguns com acompanhamento na APAE.
                   Hoje a diretora da escola Neir é a professora Rosane Serpa Barros, que me recebeu com muito carinho, disse que seu maior sonho e ter na escola ou no posto medicam um serviço com assistentes sociais e psicólogos para as crianças precisam desta ajuda junto com suas famílias, uma vez que na maioria destas crianças trazem esses problemas de suas casas.
                   E ai que entra a escola como apaziguadora destas famílias trazendo-as para dentro da escola para participar de cursos (culinária, pintura em telas), fazer ginástica uma vez por semana, participar dos eventos da escola fazendo-os se sentirem importantes dentro dessas comunidades que também é deles. No dia das mães elas são sorteadas com brindes e com um dia de beleza doado pelos salões de beleza da cidade, já no dia dos pais é servido um jantar com a participação dos filhos, e no dia da avó é feito uma tarde de troca de experiências como receitas de culinária,bordados,tricôs ervas de chás e ate benzeduras.Aqui finalizo meu trabalho em uma comunidade carente de poder aquisitivo  mas com muito carinho para dar e tentando acertar com seus erros e acertos.












1

1º local da escola-->Jóquei Clube





Professora Neir Horner da Rosa





















Diretora-Professora Rosane Serpa Barros



 Professora Bianca Educação Especial
Sala de Recursos
Biblioteca

Corredor de entrada

Painel sobre o meio-ambiente




Entrada da  Escola
Lateral da escola





Pátio da escola


Entrada dos alunos no turno da tarde.





Entrada do Bairro Promorar.





Ponte Carlos Barbosa (tombada pelo patrimonio),
separa o bairro Promorar da cidade de Arroio Grande.







Nenhum comentário:

Postar um comentário